segunda-feira, 6 de junho de 2011

Trabalhos dos 1º Anos A e B (2ª Unidade - CODAP)

Pessoal desculpe a demora em postar os trabalhos para a 2ª Unidade. Mas antes tarde do que nunca, não é?
É simples! Vocês terão que ler os trechos de textos abaixo e responder o que se pede em cada um. Para isso, recomendo pesquisas em outras fontes didáticas como sites, revistas e outros livros além do adotado pela escola.
Assim como na primeira unidade, vocês irão se reunir em grupos de no máximo quatro pessoas para realizar essas atividades, as quais deverão ser entregues até o dia 20/06 (data da prova).
Vale ressaltar que o não cumprimento desse prazo implica diretamente no decréscimo da nota.

São eles:

1) Microscópio de Luz: (2,0 pontos)

O microscópio óptico composto, ou microscópio de luz (também chamado microscópio fotônico), é constituído basicamente por duas lentes ou dois conjuntos de lentes: uma próxima do olho do observador, chamada ocular, e a outra próxima do objeto a ser observado, conhecida como objetiva, além de uma série de outras estruturas que ajudam na formação e ampliação das amostras biológicas.
Observe a imagem abaixo:

Com base nisso, pesquise quais são as respectivas funções das estruturas enumeradas de 1 a 15, bem como os principais tipos de microscópios disponíveis no mercado e suas aplicabilidades na Ciência.

2) Vírus: (1,0 ponto)

Os cientistas do século XIX sabiam que certas bactérias eram causadoras de doenças, mas, até então, os vírus eram desconhecidos. Por essa razão, a causa da doença do mosaico do tabaco (que provoca o aparecimento de áreas claras e escuras nas folhas e, mais tarde, necrose e morte das plantas) permanecia desconhecida.
Foi somente em 1935 que Wendell Stanley isolou e cristalizou o vírus do mosaico do tabaco (TMV). A descoberta rendeu-lhe um prêmio Nobel de Química em 1945. Mas foi somente em 1939 que as primeiras imagens de microscopia eletrônica do TMV puderam ser obtidas pela equipe de Helmut Ruska (irmão de Ernst Ruska, inventor do microscópio eletrônico). O limite de resolução dos microscópios de luz é de 0,00002 mm, enquanto os microscópios eletrônicos permitem aumentos muito maiores, da ordem de centenas de milhares de vezes.
Com base nisso, pesquise e responda:
a) Por que os vírus do mosaico do tabaco não puderam ser vistos na época de sua descoberta?
b) Qual deve ser o limite de resolução mínimo de um microscópio para poder visualizar esses organismos?

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário